iPod

terça-feira, agosto 18

Sorte ou honestidade? Eis a questão.

Passo a vida a dizê-lo e hoje tive mais uma fantástica prova disso:
Se o mundo não é habitado apenas por capuchinhos vermelhos, também não vivemos rodeados apenas de lobos maus. Aliás, bem contados uns e outros, os primeiros ganham, largamente, aos últimos.
Ao fim de duas horas dei conta que uma das compras que fizera não chegara a casa. Ainda pensei que me tinha esquecido dela no porta bagagens, mas depois de verificar conclui que não. Não havia outro remédio senão voltar ao lugar do crime, ainda que não tivesse sequer a certeza de onde o dito saco poderia ter ficado, já que depois da compra ainda tinha entrado em mais algumas lojas.
Depois de três abordagens prévias, inclusivamente na loja onde havia feito a compra e onde ainda equacionei poder ter deixado o saco esquecido em cima do balcão, comecei a prepara-me para a possibilidade de não o reaver. Faltava-me uma possibilidade. E era ali mesmo que estava, em cima do balcão, inteiramente à mão de semear, e ninguém lhe tinha tocado. Aliás, para meu ENORME espanto, nem sequer as empregadas tinham dado conta que aquilo ali estava depositado há tanto tempo!
Bem, poderão dizer-me que este pessoal anda é muito distraído, mas a verdade é que eu ainda acredito que a maioria das pessoas é honesta e não só assinala ou devolve o que encontra como não se apropria do que não é seu.
Pelo menos essa tem sido a feliz constatação em diversas circunstâncias da minha vida. Esta foi mais uma delas. Talvez convenha é não andar tão distraída... não vá o diabo tecê-las ou algum lobo cruzar-se no meu caminho!

7 comentários:

  1. Mais capuchinhos vermelhos que lobos maus? Nem eu sonho tanto, Margarida!!!
    Foste a casa, voltaste e as empregadas não deram pelo saco ali aquele tempo todo? Claro que deram!!!!! Mas sabiam que só tinhas ido a casa pôr o resto das coisas para não ires tão pesada...
    Não só competentes como devem saber os numeros do euromilhões... Tu é que não deves ter perguntado... Digo eu...

    ResponderEliminar
  2. Já me aconteceu deixar uma prenda na área alimentação de um shopping. E eu sabia bem, onde a tinha deixado! Para não ter a consciência pesada, voltei à loja onde a tinha comprado e não é que a tinham ido lá entregar!!!
    Ainda há coisas fantásticas, e pessoas honestas...

    ResponderEliminar
  3. Há pessoas honestas, sim senhor.
    Muitas, até.
    Mas também há muitas desonestas.
    A sorte ou azar de cada um tem só a ver com quem se encontra.

    ResponderEliminar
  4. Miguel: sou das que defende que o mundo é mais pacifico e honesto hoje, do que já foi em tempos. Acredito que o ser humano tem progredido nesse sentido e acho que se analisarmos atentamente a história podemos validar essa constatação. Perfeito? Não, claro que não! Nem creio que alguma vez chegue a ser, simplesmente porque nem todos evoluimos da mesma forma e nem todos temos a mesma natureza. E há sempre uma grande diferença entre acreditar nisto ou ser alheado da realidade. Não tenho ilusões acerca das pessoas, sei que há de tudo. Mas a minha experiência e a da Pintinhas não são as únicas e tenho quase a certeza de que são as mais frequentes, apesar de já ter tido dois episódios em que isso não aconteceu.

    ResponderEliminar
  5. Pintinhas: é o que defendo. A maioria das pessoas procede assim. Já um dos episódios que referi ao Miguel, e em que não aconteceu isso, foi com uma mala da minha filha, recheada com um mp3 e uma consola... mas aquilo que lhe tentei transmitir, acerca desse episódio que se passou quando ela tinha sete anos, é que independentemente da sua negligência e distração em relação à mala, sobretudo tendo em atenção o conteúdo, quem prodedeu realmente mal foi quem se apropriou assim do que não era seu e que naturalmente sabia que seria brevemente procurado nesse local - tb num zona de restauração de um shopping. Esquecimentos todos temos, sejamos honestos. Quem se aproveita deles é que procede mal.

    ResponderEliminar
  6. MB,

    Claro que quem procede mal é quem faz mal.
    Lógico.
    Mas as pessoas devem andar atentas para não perderem as coisas pois o mais certo é alguém pegar e desaparecer, especialmente no CC onde anda mais gentinha que gente.

    A tua experiência, e a da Pintinhas, é positiva. A de muita gente, incluindo eu, não é!
    Até a porcaria dos bilhetes do estacionamento roubam se nos esquecermos deles lá.
    Vá lá, uma vez houve alguém decente que deixou o dele, para eu pagar, claro, enquanto foi com o meu que já estava pago. E estamos a falar de 80 centimos. Mas mais vale pagar mais esses 80 centimos que ter de pagar 15 euros do dia todo de parque, não?
    E assaltarem o carro no CC? Pois, também já aconteceu.

    O Mundo é mais pacifico e honesto hoje?
    MB, desculpa, mas caí do sofá! Deves ter ouvido de certeza, que foi uma queda daquelas?
    Agora tenho a certeza, miuda, apanhaste sol a mais!!!!
    Conta-me lá essa história para eu analisar!

    Margarida, os alunos batem nos professores, os filhos nos pais, aos ladrões nada acontece e os policias vão presos, matam-se pessoas por desacatos na estrada, assaltam-se bancos como nunca, já cá tens assaltos dignos de filmes de Hollywood, os miudos maltratam colegas na escola como nunca antes se ouviu falar, vão para a escola armados (além do já habitual armados em parvos), os politicos roubam descaradamente, como nunca, são escandalos atrás de escandalos, em todos os sectores da vida, os bancos e as seguradoras vão à falência porque ninguém tem um pingo de vergonha na cara ... e vou dormir que fiquei deprimido. Vou ver se sonho com o teu mundo, que sei que é bem melhor que o meu, apesar de eu nem ser de cá!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Miguel: tudo isso que dizes é verdade, mas um dia, com mais calma, tento explicar-te a razão pela qual insisto que o mundo é mais honesto e pacifico hoje, e tenho a sensação de que me vais dar razão.
    Beijinho

    ResponderEliminar

O teu raio de sol...

Blog Widget by LinkWithin