iPod

quinta-feira, setembro 24

Da Genialidade


O que nós abusamos da palavra génio! É comum vermos bons advogados, médicos, gestores e condutores serem considerados génios. Não, um génio não é um homem mais inteligente e mais hábil que os outros, mas sim alguém que pensa de forma diferente e sabe fazer coisas que os outros nunca poderiam fazer. Alguns evidenciam-se num único domínio, por exemplo na música, como Mozart ou Beethoven, outros em vários, como Miguel Ângelo, que era escultor, pintor e arquitecto. Ou ainda Leonardo da Vinci, que levantava problemas inimagináveis para a época em que viveu, ou Galileu, que revolucionou a física e a astronomia.

Os génios militares fazem coisas que nunca passariam pela cabeça de quem olha para onde todos olham. Em Toulon, bastou um olhar a Napoleão para perceber que, dispondo a artilharia num local diferente, a frota inglesa seria esmagada. Em Farsalo, César lançou o ataque de um ponto tão imprevisivel que o exército inimigo fugiu em pânico.

Os génios também costumam ser dotados de grande versatilidade. Napoleão reformou códigos e tomou medidas de urbanismo. César era um bom engenheiro e um grande escritor. Alexandre, um fundador de cidades.

Nem sempre estas extraordinárias capacidades resultam em personalidades harmoniosas. Os grandes homens também agem de forma desconcertante e exagerada e cometem erros grosseiros. Alexandre bebia desmedidamente. Napoleão deixou-se encurralar em Moscovo e César dispensou a escolta momentos antes de ser assassinado. Todos eles tinham tremendas perturbações nervosas que desembocavam em crises epilépticas. Mesmo assim, não se pode associar génio a gratuitidade. A gratuitidade é mais frequente nos medíocres que se entregam a excessos, que exageram para se diferenciarem dos outros, para parecerem originais. Os verdadeiros génios são capazes de resolver projectos a longo prazo, são extremamente rigorosos e ocupam-se de todos os pormenores, por não suportarem o que não é perfeito.

Outra caracteristica do génio é conseguir ver sempre a solução mais simples, mais directa, aquela que, posteriormente, parecerá óbvia aos outros. Mas óbvia só «a posteriori», pois inicialmente é considerada irrealizável, absurda. O juízo de valor que colegas próximos fazem do génio é quase sempre errado: para começar, consideram demasiado fantasioso, depois banal. E nem sequer o manifesto reconhecimento os torna objectivos, porque começam por ridicularizá-lo e acabam por invejá-lo.



Texto de Francesco Alberoni, na edição de ontem do Jornal I.


É esta a noção exacta que tenho da genialidade. Não é fácil conhecer um génio, mas identificam-se à distância.

O que Alberoni não diz, é que normalmente estes seres são dotados de uma peculiar inteligência emocional. E, para mim, é ai que reside toda a fundamental diferença.

Alfred Hitchcock era uma versão assustadora e apaixonante de um deles.


Artistas ou estrategas. Génio não é quem quer, mas quem pode.

2 comentários:

  1. Ó Margarida!

    Já te disse que sou uma pessoa perfeitamente normal!!!!

    Anormalmente normal, digo eu!

    Mas obrigado por tentares levantar o moral...

    ;)

    LOL!!!!!!!
    Que palhaço!!!
    Sorry!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Ó Miguel, mas tu não contas! Tu já és doutro planeta! ;)

    ResponderEliminar

O teu raio de sol...

Blog Widget by LinkWithin