iPod

sexta-feira, junho 5

Dias Felizes




Para mim, o fim ou começo de um ano não se situa na passagem de dia 31 de Dezembro para 1 de Janeiro. Não é nessa data que costumo posicionar as minhas etapas rituais de mudança. Sim, porque elas existem para todos, quer tenhamos mais ou menos necessidade delas. Ou mais ou menos consciência da necessidade que temos delas. Na verdade, com essa função reguladora tenho dois momentos cruciais: o dia do meu aniversário, a que não ligo particularmente - ao contrário do que acontece com o aniversário das pessoas que me são queridas - e a transição do Verão para o Outono. Por razões distintas, um e outro momento são referências de mudança, impulsos que convidam à reflexão e à readequação. A quê? Simplesmente à vida que, como se sabe, não é estática. Valem, por isso, o que valem, mas é não é por serem relativos que estes momentos perdem a sua importância no meu calendário interno.

Mas hoje não faço anos e, felizmente, ainda nem começou o Verão, o que equivale a dizer que o Outono ainda vem longe. No entanto, encerra-se hoje para mim uma fase, um capítulo, um pedacinho doce de uma igualmente doce história de vida. Uma fase de vida da minha filha.

À semelhança do que se passa com as minhas metas pessoais, também considero que hoje a M. encerra não só mais um ano lectivo mas a porta de uma escolaridade que foi sem dúvida a mais importante da sua vida. O primeiro ciclo.

Sim, eu sei que as aulas terminam no dia 19 deste mês mas para mim o ciclo fecha-se com o passeio de fim de ano, que se segue logo após os derradeiros testes de avaliação. E hoje foi esse dia. O dia do sempre tão aguardado passeio final, da farra com as amigas, dos lugares diferentes, de um dia inteiro fora, do piquenique, do convívio e da descoberta.
Depois disto já sobra pouco mais do que aguardar o fim do calendário escolar, para depois mergulhar num retemperador Verão que, se para qualquer um de nós já representa uma época de reconciliação com a vida, para as crianças tem o efeito exponenciador do seu crescimento global.
Depois de um Verão, quando regressam às aulas todos as crianças estão mais crescidas. Por dentro e por fora, prontas a receber mais um Outono na aprendizagem dos livros e da vida, mais predispostas a interiorizar e a reflectir sobre o que as rodeia.
Este ciclo encerra-se aqui. Nesta fase que hoje termina a M. passou com distinção a todos os desafios que a escola e a vida lhe propôs.
Parabéns, filha!




2 comentários:

  1. Parabéns M.! A Gu só para o ano, se Deus quiser :) Adoro a imagem, aliás, eu e a Gu somos 'vidradas' em material escolar, acho q advém do fascínio q temos por escrever e desenhar (+ela, q tem jeitinho...eu não). bj grnd e bom fimsem

    ResponderEliminar
  2. Eu também sou louca por material escolar. Quando a M. começou a sua vida "pré-universitária" foi a minha forma de voltar ao melhor do regresso às aulas. Não sei quem é pior, se ela ou eu, na altura de escolher cadernos, canetas e os outros etc´s todos!

    ResponderEliminar

O teu raio de sol...

Blog Widget by LinkWithin